1ª Jornada de Análise do Comportamento UP e UFPR


1ª Jornada de Análise do Comportamento UP e UFPR
SUCESSO!!!

DSCN0760

Hoje, dia 30/09/2014, é uma data que ficará marcada para sempre na vida daqueles que organizaram a 1ª Jornada de Análise do Comportamento UP e UFPR. Mas, antes disso, esperamos que essa data e o conteúdo desse evento fiquem marcados na formação dos participantes que deram vida para a JAC.

Dentre todos os tópicos destacados nas exposições realizadas, alguns me prenderam mais a atenção e foram de certa forma, os direcionadores do meu raciocínio sobre os tópicos posteriores e sobre minha análise geral do evento.

O primeiro deles surgiu na primeira apresentação, especificamente, na fala do professor Alexandre, que mesmo com sua modéstia e suas ressalvas sobre o assunto ministrado, apresentou de forma consistente como os processos governamentais controlam nosso comportamento.

Sucinto e claro nas palavras, ele foi direto ao ponto. Somos controlados por meio de esquemas de reforçamento, por punições por regras etc.,

Prosseguindo em sua fala, demonstrou a complexidade das decorrências geradas por esse controle, pois, infelizmente, é impossível não estar sob controle desses processos. Mesmo isolados em uma caverna para fugir de tudo estamos, de certa forma, agindo de acordo com a cultura a que fomos expostos.

Pois é meu amigo, não há como fugir!

Confesso que nesse momento, revirei meus pensamentos, busquei fórmulas comportamentais e tentei produzir diversas alternativas para encontrar um meio de dizer: Não, da forma “xyz” nós conseguimos evitar esse controle. Mas logo pensei: Mesmo que eu consiga pensar dessa maneira, sob que tipo de controle eu estou para produzir uma resposta como essa?

Cheque!

Tive então que reformular minha pergunta e pensei em uma que viria a ser respondida nas duas palestras após o almoço.

Como exercer controle sobre as variáveis que me controlam? (Essa é uma pergunta geral, mas que não precisou ser especificada, pois o contexto do evento já fizera isso por mim).

E foi durante a palestra do professor Hélder que foi exposta a questão sobre a mídia e sua influência sobre nosso comportamento de votar. Em um desses momentos, um dos participantes comentou sobre mecanismos virtuais e o contra controle. Logo depois o professor Bruno complementou: Na verdade a função desses mecanismos não é de contra controle, mas sim podem ser usados como meio para isso.

É importante pensar dessa maneira e esse foi o segundo ponto que me chamou a atenção. Como os mecanismos nos quais temos acesso para expor nossa opinião e exercer contra controle (mesmo que não tenhamos discriminado essa função) podem ser úteis para aumentar a gama de informações sobre diversos tema, como a política, e assim podermos avaliar de inúmeras maneiras um evento para chegarmos a uma conclusão agregada do menor grau (se é que podemos chamar assim) possível de controle ou interferências “direcionativas” (perdão pelo neologismo).

Passando para a última palestra, a do professor Gabriel, para então concluir meu raciocínio, comecei a vincular a análise da utilização dos meios midiáticos, destacados pelo professor Hélder, como forma de identificar as fontes de controle para diminuir a decorrências sinalizadas pelo professor Alexandre e tentar, por fim, exercer aquela sábia Análise de Contingências desenvolvida pelo professor Gabriel e alunos (as) da UFPR. (Vale apena deixar aqui os meus parabéns pelo material produzido! Ficou muito bom!).

É importante, portanto, não somente criticar a política, mas traze-la para próxima de nós, criando grupos, eventos, estudos etc., que nos possibilitem aumentar o grau de controle sobre aquilo que nos controla e então podermos tomar ações mais conscientes em relação a política de nosso país e até mesmo da política das relações que estabelecemos.

Por fim, agradeço imensamente aos Professores Adjuto, Alexandre, Bruno, Gabriel e Hélder pela participação! Muito Obrigado!

André Luiz

Segue o Link para as Fotos do Evento: https://www.facebook.com/media/set/?set=oa.298806333636607&type=1

 

Faça sua contribuição!!

